Mesa de jogos MoleBot – a perfeita combinação entre o mundo físico e virtual

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Longe vão os tempos em que as famílias se reuniam em torno da mesa da sala, para jogar um saudoso jogo de tabuleiro, como o Monopólio, Scrabble, Bingo, Risco, Tabu, entre outros.

Os computadores vieram “roubar” o mercado dos jogos de tabuleiro, oferecendo os mesmos jogos, em formato virtual, com gráficos espetaculares e novas funcionalidades, atirando as caixas dos jogos para um canto da dispensa.

Mas um novo e inovador conceito, com base na tecnologia robótica MoleBot, desenvolvido no Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), promete reunir novamente as famílias em torno da mesa.

MoleBot é uma mesa de impressão, desenhada para combinar o mundo virtual com o mundo real, permitindo aos jogadores uma interação física com os jogos e outras aplicações.

A mesa de impressão contém 15.000 pequenos pinos hexagonais, estes sobem e descem à medida que um molde esférico de plástico passa por baixo deles. Entre o molde e os pinos, existe ainda uma camada de spandex, que ajudar a reduzir o atrito.

Por baixo do molde existe um superíman de neodímio, capaz de se mover mecanicamente em todas as direções, ao longo os eixos X e Y. Este encontra-se emparelhado com um outro superíman no interior do MoleBot.

Quando o MoleBot se move, os pinos na superfície da mesa sobem e descem suavemente, interagindo com um mundo físico criado pelo próprio utilizador. O robô pode ser controlado através de um joystick, ou de um sensor de movimentos Kinect.

Cada utilizador poderá criar o seu próprio jogo, visto que o robô MoleBot tem a capacidade empurrar ou arrastar (com a ajuda do superíman) os objetos que forem colocados em cima da mesa.

O objetivo da equipa do Departamento de Desenho Industrial da KAISY, liderada por Lee Woohun, era desenvolver um novo interface para interação física entre humanos e computador, para variadas aplicações, tais como: jogos, arquitetura ou até mesmo vestuário.

Revelado na exposição SIGGRAPH em agosto de 2011 e recentemente na exposição Laval Virtual 2012, o robô MoleBot prendeu a atenção de muitos visitantes, pela sua versatilidade e singularidade.

Fique com o seguinte vídeo, onde é descrita a forma como funciona e foi construída mesa MoleBot.

Fonte: KAIST

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários