Mesa de jogos MoleBot – a perfeita combinação entre o mundo físico e virtual

Mesa de jogos MoleBot – a perfeita combinação entre o mundo físico e virtual

9 de Maio de 2012 1 Por Tiago

Longe vão os tempos em que as famílias se reuniam em torno da mesa da sala, para jogar um saudoso jogo de tabuleiro, como o Monopólio, Scrabble, Bingo, Risco, Tabu, entre outros.

Os computadores vieram “roubar” o mercado dos jogos de tabuleiro, oferecendo os mesmos jogos, em formato virtual, com gráficos espetaculares e novas funcionalidades, atirando as caixas dos jogos para um canto da dispensa.

Mas um novo e inovador conceito, com base na tecnologia robótica MoleBot, desenvolvido no Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), promete reunir novamente as famílias em torno da mesa.

MoleBot é uma mesa de impressão, desenhada para combinar o mundo virtual com o mundo real, permitindo aos jogadores uma interação física com os jogos e outras aplicações.

A mesa de impressão contém 15.000 pequenos pinos hexagonais, estes sobem e descem à medida que um molde esférico de plástico passa por baixo deles. Entre o molde e os pinos, existe ainda uma camada de spandex, que ajudar a reduzir o atrito.

Por baixo do molde existe um superíman de neodímio, capaz de se mover mecanicamente em todas as direções, ao longo os eixos X e Y. Este encontra-se emparelhado com um outro superíman no interior do MoleBot.

Quando o MoleBot se move, os pinos na superfície da mesa sobem e descem suavemente, interagindo com um mundo físico criado pelo próprio utilizador. O robô pode ser controlado através de um joystick, ou de um sensor de movimentos Kinect.

Cada utilizador poderá criar o seu próprio jogo, visto que o robô MoleBot tem a capacidade empurrar ou arrastar (com a ajuda do superíman) os objetos que forem colocados em cima da mesa.

O objetivo da equipa do Departamento de Desenho Industrial da KAISY, liderada por Lee Woohun, era desenvolver um novo interface para interação física entre humanos e computador, para variadas aplicações, tais como: jogos, arquitetura ou até mesmo vestuário.

Revelado na exposição SIGGRAPH em agosto de 2011 e recentemente na exposição Laval Virtual 2012, o robô MoleBot prendeu a atenção de muitos visitantes, pela sua versatilidade e singularidade.

Fique com o seguinte vídeo, onde é descrita a forma como funciona e foi construída mesa MoleBot.

Fonte: KAIST