Cientista provam que matéria negra forma e mantem toda a estrutura do Universo

Cientista provam que matéria negra forma e mantem toda a estrutura do Universo

6 de Julho de 2012 2 Por Tiago

Esta semana a ciência tem estado em grande, primeiro, os cientistas do CERN afirmam ter encontrado um bosão, provavelmente o bosão de Higgs. Agora, um outro grupo de cientistas afirma ser possível observar, diretamente, a matéria negra (nunca antes observada).

Os cientistas acreditam que o Universo é composto, na sua grande maioria, por matéria negra. E esta é geralmente aceite como um componente do próprio Universo, mesmo que nunca tenha sido observada, a não ser o seu efeito ilusório no espaço, através das distorções gravitacionais na matéria visível e radiação, em larga escala.

Julga-se que a matéria negra compreenda 84% de toda a matéria do Universo e que esta, (teoricamente) desempenhe o importante papel na manutenção da estrutura e aglomerados de galáxias.

Enquanto os cientistas observaram, o que acreditam ser, aglomerados de matéria negra nos “nós” das galáxias, os investigadores descobriram recentemente, pela primeira vez, o que eles descrevem como um “filamento” ou “ponte” de matéria negra conectando dois aglomerados de galáxias a 2,7 mil milhões de luz de anos de distância.

Teorias sobre esta teia invisível, que forma e mantem toda a estrutura do Universo, têm vindo a ser especuladas há muito tempo, mas agora poderão ser finalmente confirmadas como verdadeiras.

Recorrendo aos dados do telescópio do observatório de Mauna Kea, no Havaí, foi possível analisar 40.000 galáxias por trás de Abell 223 e 222, tendo sido encontradas distorções do espaço-tempo insinuando uma longa ponte de matéria negra, ligando os dois aglomerados de galáxias.

As evidências são bastante fortes”, comentou o astrofísico Manoj Kaplinghat.

Por que é que esta descoberta é tão importante? Estes são os primeiros indícios que comprovam a estrutura subjacente do Universo. Mais interessante ainda, é o facto de esta ser a primeira uma prova observável da grande teia que unifica toda a estrutura do Universo.

Segundo Joerg Dietrich, astrofísico do Observatório da Universidade de Munique, na Alemanha:

A matéria negra governa realmente a formação da estrutura.”

Os aglomerados de galáxias e os filamentos são composto maioritariamente por matéria negra. A matéria normal limita-se a seguir a distribuição de matéria escura.

Mas um dia, mais uma enorme descoberta… esperemos ansiosamente para saber quais os mistérios do Universo, que ciência irá revelar durante na próxima semana.