Manto da invisibilidade agora possível devido à nano-tecnologia

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Ao que parece a nano tecnologia actualmente está virada para um dos poderes mais desejados dos super heróis, a invisibilidade. Ainda no mês passado foi revelado um revestimento nano-tecnológico que permite tornar os aviões invisíveis ao radar. Agora com aos avanços tecnológicos actuais, a ciência, dá-nos a possibilidade de obter meta-materiais composto de uma folha tipo rede-de-pesca, contendo furos com cerca de 100 nanómetros de diâmetro, o que permite tornar os objectos invisíveis.

Apesar de tudo, a invisibilidade está longe de ser o ponto fulcral desta pesquisa, realizada na Universidade Purdue no Birck Nanotechnology Center. Revelado na 5 ª edição da revista Nature de Agosto, os investigadores de Purdue abordaram uma das principais limitações dos meta-materiais em dispositivos óptico: a absorção de demasiada luz pelos metais nos meta-materiais.

Segundo é citado no site PhysOrg.com: Vladimir M. Shalaev, Purdue’s Robert e Anne Burnett explicaram a importância desta tecnologia, e a possibilidade de ser implementada em diversas aplicações.

Os meta-materiais têm atormentado os pesquisadores durante anos com seu índice de refracção igual ou inferior a zero, que prometia avanços extraordinários no campo da óptica de transformação, mas estes materiais absorviam demasiada luz. Com esta pesquisa, algumas das aplicações que tinha sido discutidas e postas de parte, voltaram novamente à mesa, como por exemplo: a “hyperlente plana” que permitiria criar “microscópios ópticos 10 vezes mais potentes e capazes de observar objectos tão pequenos quanto o ADN.”

Segundo Vladimir M. Shalaev, “O que é realmente importante é que o coeficiente de absorção é apena um milionésimo do que era antes de usar a nossa abordagem”, Shalaev disse ainda “Podemos até ter amplificação de luz em vez da sua absorção. Aqui, pela primeira vez, nós mostramos que os meta-materiais podem ter um índice negativo de refracção e amplificar a luz.”

Quanto à possibilidade de nos tornamos super heróis e lutarmos contra o crime munidos do nosso fato, ou manto da invisibilidade, é algo que não creio que venha a acontecer, mas quem sabe um dia o homem-invisível salta dos ecrãs para a realidade… quanto mais não seja, para não ser visto pela mulher, a entra no quarto depois de uma noitada com os amigos.

Fonte: spectrum.ieee.org

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários