China vai construir o maior radiotelescópio do mundo

China vai construir o maior radiotelescópio do mundo

15 de Junho de 2011 0 Por Tiago

A china está a planear construir o maior radiotelescópio do mundo. Este tem como função estudar os sinais rádio, que nos chegam desde os confins do Universo.

Estes gigantescos aparelhos são muitas vezes associados aos programas de buscas por vida extraterrestre inteligente, em outros planetas. Mas essa, não é a sua única e principal função.

Três vezes maior que o atual detentor do recorde de maior radiotelescópio do mundo (Observatório de Arecibo em Puerto Rico), o FAST (Five-Hundred-Meter Aperture Spherical Radio Telescope) terá 500 metros de diâmetro e será capaz de receber sinais a uma distância de até 1.000 anos-luz da terra.

Segundo os chineses, o principal objetivo do FAST será estudar as pulsares, supernovas, buracos negro e muitos outros fenómenos desconhecidos do Universo. O radiotelescópio estará pronto em 2016, portanto, nessa altura estaremos a receber sinais emitidos por volta do ano 1.016, no caso dos fenómenos mais longínquos.

Desta feita, o FAST irá juntar-se ao SETI na busca por fenómenos naturais que ocorrem no Universo, mas também na procura pelos nossos amiguinhos verdes.