Maior ecrã táctil do mundo detecta até 100 toques de uma vez

Maior ecrã táctil do mundo detecta até 100 toques de uma vez

10 de Fevereiro de 2011 1 Por Tiago

Não, o maior ecrã táctil do mundo não pertence à NASA, nem a nenhuma empresa de electrónica, sedenta pelo reconhecimento do mercado, pertence sim a uma Universidade na Holanda.

Groningen é a Universidade que serve de lar, para o maior ecrã táctil do mundo. Este é utilizado pelos docentes da Universidade, para ensinar matemática e ciências da computação.

O ecrã tem 10 metros de comprimento, com uma curvatura de 135 graus, 2.80 metros de altura, é transparente, usa 6 câmaras Optitrack, 1000 LEDs infravermelhos, tem uma resolução de 4900 x 1700, com 120 Hz estéreo e 50ms de latência.

Sensível ao toque, esta tela é capaz de detectar até 100 pontos de toque simultâneos, o que equivale a 10 pessoas usando todos os dedos das mãos (se os tiverem). Avaliando pelo vídeo (abaixo), aprender matemática e ciências computacionais, deve ser bastante divertido por estes lados.

Fique com o próximo vídeo, onde poderá ver três pessoas a interagir em simultâneo com o ecrã. A funcionalidade desta tela é idêntica ao Microsoft Surface, mas em vez de ter sido aplicada numa mesa, esta foi aplicada numa “parede”.

Fonte: University of Groningen