A maior câmara do mundo com 3,2 mil milhões de pixéis terá o tamanho de um carro

A maior câmara do mundo com 3,2 mil milhões de pixéis terá o tamanho de um carro

26 de Abril de 2012 0 Por Tiago

Acabou de ser aprovada a construção da maior câmara digital alguma vez criada, para o telescópio Large Synoptic Survey Telescope (LSST). Quando terminada a sua construção, será possível captar uma imagem (inteira) de todo o céu visível por semana.

Como pode ver na imagem a cima a câmara, comparando com uma pessoa, é verdadeiramente grande, tendo aproximadamente o tamanho de um carro.

Tudo é grande nesta câmara, até o sensor de 3.200 megapixéis (ou 3,2 gigapixéis). Cada fotografia tirada pela câmara LSST terá, uns gigantescos, 3.2 mil milhões de pixéis. O que equivale a 800.000 fotografias tiradas como uma câmara comum de 6 megapixéis.

Foi estimado que ao longo de um ano, a câmara LSST produzirá 6 milhões de gigabytes, que serão arquivados e publicados.

Ao contrário da maioria dos telescópios, que apenas conseguem cobrir (com nitidez) pequenas áreas do céu, o LSST é capaz de cobrir enormes áreas, conseguindo captar 49 vezes a área da Lua, numa só fotografia.

Desta forma, será possível criar uma imagem de alta resolução, de todo o céu visível, em apenas uma semana. Estas imagens permitirão aos astrónomos, analisar com maior facilidade as mudanças que ocorrem no universo.

O local de construção do telescópio (no Chile) já se encontra em andamento e até já deram início ao trabalho de desenvolvimento do espelho de 8 metros do LSST. A câmara em si, começara a ser montada em 2014 e é esperado que o telescópio fique a concluído até ao final da década.

Fonte: LSST