Luvas para Realidade Aumentada permitem edição de objetos virtuais 3D no ar

Luvas para Realidade Aumentada permitem edição de objetos virtuais 3D no ar

21 de Junho de 2012 2 Por Tiago

Usando a Realidade Aumentada e a realidade virtual como inspiração, foi possível desenvolver um novo sistema, que permite manipular objetos virtuais 3D de forma única e eficaz.

Este sistema chama-se T(ether) e foi desenvolvido por David Lakotos e Mateus Blackshaw, dois alunos do MIT que decidiram criar um modo de edição colaborativa de objetos virtuais em pleno ar.

O sistema funciona através do emparelhamento (em tempo real) de uma luva de rastreamento e um iPad. Juntando estes dois dispositivos, é possível mapear um determinado espaço físico e construir, alterar e controlar objetos virtuais tridimensionais.

Com a luva calçada, cada editor terá a capacidade de manipular (em conjunto com outro editor) objetos virtuais, criados no mundo real. Contudo, para os ver é necessário um iPad. Através deste, é possível visualizar os objetos e contorna-los (fisicamente), por forma a analisa-lo de todos ângulos.

Para ter uma noção mais precisa do funcionamento desta tecnologia, fique com seguinte vídeo (estilo Minority Report), onde a dupla de estudantes do MIT mostra como o sistema T(ether) funciona.

Fonte: T(ether)