Liga metálica especial transformar água salgada em água potável e até mesmo combustível

Liga metálica especial transformar água salgada em água potável e até mesmo combustível

4 de Maio de 2011 2 Por Tiago

Cientistas da Universidade de Purdue em Indiana, nos EUA criaram uma liga metálica capaz de dividir (espontaneamente) água salgada em hidrogénio e oxigénio, gerando ao mesmo tempo, combustível de hidrogénio e água limpa para consumo.

Quando esta liga metálica, constituída basicamente por alumínio, gálio, índio e estanho é submersa em água, dá-se uma reação espontânea que ferve a água, gerando:

  • Vapor – que pode ser condensado, transformando-se em água esterilizada potável,
  • Hidrogénio – que pode ser canalizado para uma célula de combustível, gerando eletricidade.

O processo mantem-se ativo, até que o alumínio seja completamente “consumido”, deixando para trás hidróxido de alumínio não-tóxico.

A reação dá-se em qualquer tipo de água, seja esta salgada, purificada ou até mesmo suja. Esta capacidade abre portas a vários tipos de aplicações. A primeira será criar um purificador de água/gerador de energia barato e totalmente autossuficiente, para ajudar os países de terceiro mundo.

O sistema irá custar cerca de 1 dólar (0,68 euros) por galão (3,8 litros) de água doce e cerca de 0,24 euros por cada quilowatt de eletricidade. Este é um preço bastante baixo, considerando que a infraestrutura apena necessita do próprio reator e a dita liga metálica.

No futuro, este sistema irá ter inúmeras aplicações, desde barcos, submarinos, robôs submarinos, entre muitos outros. A imaginação será o limite.

Fonte: Universidade Purdue