LG irá apresentar o maior ecrã OLED do mundo no CES 2012

LG irá apresentar o maior ecrã OLED do mundo no CES 2012

27 de Dezembro de 2011 1 Por Tiago

A exposição de eletrónica CES 2012 ainda nem sequer abriu e já se ouvem rumores acerca dos dispositivos que as empresas irão revelar. É o caso da LG, que deverá apresentar o “maior ecrã” OLED do mundo no decorrer do show.

O CES 2012 é uma das maiores exposições de dispositivos eletrónicos do mundo e irá realizar-se em Las Vegas, nos EUA a partir de 09 de Janeiro.

A tecnologia OLED tem sido limitada a ecrãs pequenos, mas de acordo com a LG, o modelo apresentado no CES 2012 terá 55 polegadas (1,40 metros). A marca já havia anunciado o OLED HDTV para meados de 2012.

OLED é o termo que designa a tecnologia de díodos orgânicos emissores de luz. Esta tecnologia promete ecrãs mais finos, mais leves, com mais cores, mais rápidos, mais económicos e com pretos mais pretos do que os comuns ecrãs LCD e LED, graças aos seus díodos orgânicos compostos por moléculas de carbono que emitem luz própria.

Esta nova tecnologia da LG utiliza OLEDs brancos sobrepostos com cores, à qual a empresa afirma contribuir para um ecrã de “ultra definição” mais limpo, com uma taxa de erros inferior e mais cores do que um LCD normal.

O protótipo a ser apresentado, tem uma incrível espessura de apenas 5mm, é mais leve, tem uma taxa de contrastes de 100.000:1 e o facto de os díodos emitirem luz própria permite uma velocidade de reação a sinais elétricos, 1000 vezes superior à dos cristais líquidos (LCD).

Este é um sinal de guerra aberta, conta a Samsung atual líder de mercado, na busca pela tecnologia mais eficiente, económica e de maior definição para os televisores do futuro.