Levitação acústica

Levitação acústica

14 de Janeiro de 2014 1 Por Tiago

Para quem não conhece, a levitação acústica é uma forma de levitar ou manipular objetos, através do poder das ondas de som.

Este conceito não é novo, assim como o processo de levitação quântica ou magnética. Contudo, e apesar de bastante conhecido no mundo da ciência, esta nova tecnologia de levitação acústica proporciona uma capacidade de manipulação, que vai muito para além do que temos visto.

Ao contrário da levitação magnética, a levitação acústica não se restringe apenas à manipulação de objetos metálicos. Através de matrizes estacionárias de ondas ultrassom, geradas por altifalantes, é possível suspender, deslocar ou manipular, no ar, pequenos objetos, em qualquer eixo.

Este dispositivo, de “Manipulação Acústica Tridimensional Aérea”, foi desenvolvido por Yoichi Ochiai (da Universidade de Tóquio), Takayuki Hoshi (do Instituto de Tecnologia de Nagoya) e Jun Rekimoto (da Universidade Tóquio / Sony CSL).

A tecnologia é totalmente segura e quando assistimos à sua demonstração, como poderá fazer já de seguida, faz-nos pensar nas possíveis aplicações, num futuro próximo. Deixe-se ficar com o vídeo de demonstração.

Via: arXiv