Lentes de contacto projectarão imagens directamente nos olhos

Lentes de contacto projectarão imagens directamente nos olhos

12 de Janeiro de 2011 2 Por Tiago

Um grupo de investigadores da Universidade de Washington tem vindo a desenvolver uma tecnologia, que irá tornar os óculos de realidade virtual e os televisores 3D, obsoletos.

Esta tecnologia funciona através de matrizes de LEDs (extremamente pequenos) implementados em lentes de contacto, permitindo exibir imagens directamente na retina. Até agora, só foram capazes de criar pixéis vermelhos e azuis, falta descobrir a forma de criar pixéis verdes, para que consigam construir um ecrã a cores nas lentes.

A vantagem desta tecnologia, é que pode continuar a assistir seu filme ou série favorita de olhos fechado. Isto deve-se ao simples facto, de as lentes se encontrarem por dentro das pálpebras. E se estiver a assistir a um filme de terror, não adiantará fechar os olhos nas partes mais assustadoras.

Apesar de se encontrarem a milímetros das suas retinas, a imagem imitida pelas lentes estará perfeitamente focada. Assim que desligar a imagem, a lente ficará transparente, permitindo ver através da mesma.

Tanto a energia como os dados serão transmitidos via wireless (sem fios), através de um cinto directamente conectado a uma antena ressonante, incorporada na lente. Seria impraticável que a alimentação e transmissão de dados fossem feitas através de um conector HDMI ou outro conector “físico”.

Esta tecnologia não é nova, já existe sensores wireless que são implantados no globo ocular, capazes de detectar os níveis de glicose do sangue.

Portanto, é uma questão de tempo até começarem a sair lentes de contacto com ecrãs LED incorporados.