Tecnologia LED tv.

Tecnologia LED tv.

15 de Janeiro de 2010 2 Por Tiago

Led tv é o verdadeiro “último grito” da tecnologia de tvs. Marcas como a Sony, Samsung, Lg, entre outras, têm tentado adaptar os LEDs às suas tvs em busca de melhor qualidade de imagem, diminuição do consumo energético e redução da espessura dos ecrãs a níveis nunca antes vistos.

Começando por uma analise mais técnica, as LED tvs são televisores que usam uma tecnologia bastante antiga, criada pelo cientista e inventor Russo Oleg Vladimirrovich Losev em 1920, e apresentado como um prático componente electrónico em 1962.

Os ecrâs LED, que vêm substituir os LCD, são um upgrade às convencionais lâmpadas fluorescentes de cátodo frio que iluminar os pixéis LCD. Em vez disso as novas LED tvs usam minúsculos diodos emissores de luz. Existem dois tipos predominantes de iluminação usados pelos fornecedores: a convencional iluminação traseira (de volta) e a iluminação lateral (em volta do painel).

As LED tvs backlight suportam a função de escurecimento local, iluminando diferentes agrupamentos de pixéis independentes (o mesmo efeito produzido pelos ecrâs plasma), o que resulta em imagens com zonas mais escura e mais claras em simultâneo, com negros mais intensos. Alguma marcas uzam edge-lit LED backlighting que por utilizar menos diodos, permite ter ecrâs mais finos e uma maior poupança de energia.

Têm aqui alguns exemplos de tv led que estão actualmente no mercado.

Vejamos então a aposta da LG na tecnologia LED com este modelo 47SL9000.

A Samsung aposta na Série 8, precedente das Séries 6 e 7 da gama LED tv.

A Sony, por sua vez, tem disponível no mercado a KDL-46HX900.