Leap – o sensor de movimentos mais preciso de sempre

Leap – o sensor de movimentos mais preciso de sempre

23 de Maio de 2012 1 Por Tiago

Leap é o novo sensor de movimentos, criado pela empresa Leap Motion, mais preciso de sempre. Segundo a empresa, este sensor é 200 vezes mais preciso do que qualquer outro disponível no mercado (incluído o sensor Kinect da Microsoft).

Sedeada em São Francisco, Califórnia nos EUA a empresa está a desenvolver o dispositivo Leap com o intuito de, num futuro próximo, substituir o velhinho rato.

O dispositivo conecta-se ao computador através de USB e vem dotado de uma precisão de 1/100 (um centésimo) de milímetro, que o torna incrivelmente exato.

A Leap Motion programou o dispositivo para reconhecer os mesmos gestos utilizados nos smartphone. Desta forma, o Leap deteta a posição dos dedos do utilizador e a partir daí é possível controlar o cursor, ampliar e diminuir imagens, entre outros.

O sensor é capaz de detetar cada um dos dedos das duas mãos, individualmente, acompanhando-os em tempo real (sem latência).

Durante o próximo vídeo a empresa mostra algumas demos interessantes do dispositivo:

    • Uma delas, o utilizador usa o dedo indicador como se fosse uma espada, para cortar frutos que surgem no ecrã.
    • Na outra, o utilizador navega através de espaço virtual, composto por formas triangulares, onde é capaz de se aproximar, afastar e contornar as mesmas.

De acordo com a entrevista que Michael Buckwald, CEO da empresa Leap Motion, deu à CNET:

Queremos desenvolver uma aplicação, que mude o mundo e transforme de forma fundamental, o modo como as pessoas interagem com seu sistema operacional, ou navegam na internet.

Outra das vantagens do sensor Leap é o seu preço. Enquanto este custará 70 dólares (cerca de €55 euros), o sensor Kinect (para o Windows) com mais de 200 euros.

A Leap Motion espera começar a comercializar o dispositivo, já no início de 2013. Este já se encontra disponível para pré-reserva no site empresa.

Fonte: Leap Motion
Via: CNET