Tratamento por laser poderá estimular a reparação natural dos dentes

Tratamento por laser poderá estimular a reparação natural dos dentes

30 de Maio de 2014 0 Por Tiago

Durante anos os laseres têm sido usados ​​por dentistas, tanto para clareamento dentário, como em substituição das brocas. Contudo, um grupo de cientistas encontrou uma nova forma de usar a tecnologia laser, para tratamento dos dentes.

Atualmente utilizamos as “velhinhas” espátula e a resina composta (massa), para restruturar um dente partido ou perfurado. Mas, e se conseguíssemos recuperar ou curar um dente, da mesma forma que recuperamos de um osso partido, por exemplo?

Essa capacidade pode estar próxima, graças a um novo tipo de terapia a laser infravermelho, para estimular o crescimento e regeneração natural do dente.

Investigadores do Instituto Wyss, na Universidade de Harvard, têm vindo a estudar esta terapia, de estimulação e reparação natural do dente, apelidada de terapia de luz de nível baixo.

O pessoal do Wyss usou a terapia, em furos, nos dentes de ratos, e descobriu que quando dirigido um laser infravermelho para uma área afetada, são estimuladas as células estaminais de forma a criar nova dentina (material que constitui núcleo dos dentes).

Dr. David Mooney, um dos principais investigadores desta terapia, acredita que este método de estimulação é uma enorme promessa para a terapia reparativa dos dentes, mas não só. No entanto, os investigadores têm-se focado, essencialmente na reparação dental.

Iniciar testes em seres humanos será o próximo passo da equipa. O objetivo é estabelecer um conjunto de protocolos de segurança, trabalhando com o National Institutes of Health.

Para Dr. Mooney, tendo em conta que os laseres são amplamente aceites no mundo da odontologia, não existe qualquer obstáculo que impeça a utilização desta técnica na terapia regenerativa dentária.

Fonte: Revista Ciência