
Três novos lasers gigantes (com opção de um quarto) foram aprovados pela Comissão Europeia e serão construídos em prol da investigação científica.
O quarto laser do projeto ELI (Extreme Light Infrastructure) será construído na esperança de ser suficientemente poderosos para conjurar partículas “virtuais” a partir do nada.
No pico mais alto da sua potência, o quarto laser irá combinar dez feixes num único pulso, que medirá 200 peta watts. Esta enorme quantidade de energia irá ser muito maior do que toda a energia produzida por toda a humanidade, ou a energia do Sol recebida pela Terra, num determinado instante.
Cada pulso de energia durará apenas 1.5 x 10-14 segundos, que é menos de um décimo do tempo que leva a luz a viajar um espaço com o tamanho do diâmetro de um cabelo humano.
Cada um dos lasers desempenhará diferentes papéis nas investigações científicas. Incluindo a aceleração de partículas, o estudo do núcleo atómico e a criação de pulsos ainda mais fugazes para estudar a dinâmica dos acontecimentos extremamente rápidos nos átomos.
Em suma, esta investigação científica tentará explicar e explorar alguns dos segredos da mecânica quântica, e provando que o Universo é composto por partículas aleatórias capazes de entrar e sair do espaço/tempo, rápido de mais para que nós as possamos ver.
Segundo a Laser Focus World cada um dos lasers custará cerca 400 milhões de dólares (275 milhões de euros).
O projeto ELI com os seus quatro lasers gigantes poderá começar a retirar matéria e antimatéria do vácuo do espaço/tempo, a partir de 2017.
Via: DVICE Fonte: ELI
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista