Laser mais poderoso do mundo está concluído

Laser mais poderoso do mundo está concluído

13 de Dezembro de 2010 5 Por Tiago

Com um laser de 1 watt de potência, é possível acender um fósforo (como poderão ver no vídeo abaixo). Mas a pergunta reside em saber, o por quê de gastar centenas, milhares ou mesmo milhões de euros num laser. Para acender fósforos?

Na realidade, sou capaz de arranjar 500 biliões de razões para construir um laser como este (e nada tem a ver com a propósito de acender fósforos).

A BBC foi até à National Ignition Facility, na Califórnia com o fim de captaram as primeiras imagens do (recém concluído) novo laser recordista do mundo em potência. Na verdade, este não é um, mas sim um a combinação de 192 dos mais poderosos lasers do mundo. Esta combinação reúne uma potência de 500 biliões de watts. E segundo a BBC, este é “o laser para acabar com todos os lasers”.

Ao alinhar os 192 poderosos laser para que atinjam ao mesmo tempo (em um bilionésimo de segundo) um pequeno alvo de hidrogénio, este provoca uma reacção, capaz de libertar até 500 vezes mais energia do que toda a rede de nacional Americana.

A isto chama-se fusão nuclear, uma reacção que combina os núcleos dos átomos, resultando na libertação de enormes quantidades de energia.

Fique com o próximo vídeo realizado pela BBC, onde poderá apreciar este portentoso laser.