Las Vegas aposta que SpaceX chegará a Marte antes da NASA

Las Vegas aposta que SpaceX chegará a Marte antes da NASA

6 de Outubro de 2015 0 Por Tiago

Casa de aposta em Las Vegas apostam que a SpaceX, empresa de transporte espacial independente, irá realizar missão tripulada a Marte, antes da agência governamental NASA.

Pelo menos, foi esta a resposta de Raphael Esperza, da Docsports, quando a revista Popular Mechanics lhe pediu para definir as probabilidades, de qual será para a primeira organização a colocar pessoas em Marte.

Para Esperza, a SpaceX tem muito mais chances de alcançar o planeta vermelho, com uma probabilidade de 5 para 1, do que qualquer outra organização, incluindo NASA com probabilidades de 80 para 1.

O principal motivo para esta disparidade deve-se ao fator dinheiro/motivação, enquanto a SpaceX dispões de recursos a NASA já não pode dizer o mesmo, devido a cortes orçamentais.

Mas este estudo de probabilidades não se fica por aqui. Organizações como a China e Europa, com probabilidades de 100 para 1 e 300 para 1 (respetivamente), também foram adicionadas à equação.

Contudo, para Esperza a segunda melhor probabilidade (à frente da NASA) vai para a Mars One, com uma probabilidade de 15 para 1. Apesar das sérias preocupações sobre a segurança, Mars One planeia conseguir financiamento para a viagem tripulada a Marte, através de um reality show.

Existe ainda a probabilidade de exploradores privados poderem chegar a Marte antes das agências governamentais, não descartando outros países com incentivos políticos e científicos.

Fonte: Popular Mechanics