Laboratório num chip – análise quase instantânea ao sangue

Laboratório num chip – análise quase instantânea ao sangue

12 de Janeiro de 2011 1 Por Tiago

Estudantes e engenheiros da universidade de Rhode Island (URI) estão a desenvolver uma tecnologia, que vai encurtar (e muito) o tempo de espera, para saber o resultado das análises ao sangue.

Esta tecnologia consiste, num pequeno dispositivo capaz de analisar o sangue de um individuo em poucos minutos. Estamos perante um enorme avanço, já que normalmente uma análise ao sangue pode demorar dias a chegar.

A principal vantagem desta tecnologia consiste na redução drástica do tempo de espera (tortuoso) pelos resultados da análise.

Em apenas 30 minutos, ficará a saber todos os resultados da sua análise ao sangue. Podemos considera-lo quase instantâneo, quando em comparação com sistema de análises actual.

Funcionamento.

  • Basta colocar uma gota de sangue num pequeno cartucho de plástico de polímero (mais pequeno do que um cartão de crédito), inserir o cartucho dentro do dispositivo portátil biossensor (do tamanho de uma caixa de sapatos) e esperar 30 minutos.
  • O sangue viaja através do cartucho para um local onde os reagentes activam o sensor de detecção de biomarcadores das doenças.
  • Os cartuchos foram criados para avaliar o risco de doenças cardíacas, mas pesquisas recentes sugerem que podem ser concebidos para detectar tudo, desde o VIH à doença de Alzheimer.

Foi estimado, que este dispositivo terá um custo de $ 3.200 dólares (cerca de 2.450 euros) e que cada teste fique por 1,50 dólares (cerca de 1,16 euros).

Ainda não foi revelada, qualquer data de lançamento oficial do dispositivo. De qualquer forma, esta tecnologia poderá ser uma mais-valia, no aumento da celeridade do diagnóstico médico.