Kingdom Tower – o arranha-céus mais alto do mundo

Kingdom Tower – o arranha-céus mais alto do mundo

5 de Agosto de 2011 2 Por Tiago

Será na zona norte de Jeddah, na Arabia Saudita, que o mais alto arranha-céus do mundo será construído.

A torre Kingdom Tower, desenhada pela firma Adrian Smith + Gordon Gill (AS+GG) sediada em Chicago, nos EUA, inicialmente iria ter nada mais, nada menos do que 1600 metros de altura. Mas em 2008, após uma análise ao solo da área de construção, ficou determinado que o local não suportaria um edifício tão alto.

Em vez dos 1600 metros previamente previstos, quando concluído este arranha-céus terá cerca de 1 km de altura, ultrapassando o atual detentor do título de edifício mais alto do mundo, a torre Burj Khalifa no Dubai com 828 metros.

O gigantesco edifício Kingdom Tower ocupará uma área de terreno de 530.000 metros quadrados, 12 escada rolantes e 59 elevadores ao seu serviço, 54 dos quais terão apenas um andar e os restantes 5, dois andares. No piso penthouse (no andar 157), existirá ainda um terraço com 30 metros de diâmetro, que se estende se pela parte lateral do edifício.

Mas para os árabes, a torre Kingdom Tower é apenas a primeira peça e a peça central de algo muito maior, a cidade Kingdom City.

Com 5.3 milhões de metros quadrados, esta cidade inteiramente nova, será construída ao longo do Mar Vermelho, na zona norte de Jeddah, a conhecida porta de entrada para a cidade sagrada de Meca.

A construção desta cidade foi orçamentada no valor astronómico de 20 mil milhões de dólares (mais de 14 mil milhões de euros), dos quais 1.2 mil milhões de dólares (cerca de 0,84 mil milhões de euros) serão gastos apenas com o arranha-céus Kingdom Tower.

A forma aerodinâmica da torre ajudará a reduzir a sua resistência ao vento, enquanto as suas paredes exteriores foram desenhadas para minimizar o consumo de energia, através da redução das cargas térmicas.

Segundo Gordon Gill, a forma elegante da torre, foi inspirado nas dobras das jovens folhas que crescem na escassa vegetação do deserto árabe.

O exato tamanho da torre Kingdom Tower ainda é desconhecido, mas de acordo com a AS+GG, esta deverá ser pelo menos 173 metros mais alta, que a torre Burj Khalifa no Dubai.

O projeto já se encontra em desenvolvimento e o início da construção do edifício está previsto para breve.

Via: Gizmag