Kinect Fusion digitaliza objetos reais e cria modelos virtuais 3D

Kinect Fusion digitaliza objetos reais e cria modelos virtuais 3D

8 de Março de 2013 1 Por Tiago

Kinect Fusion é a nova funcionalidade para sensor Kinect, apresentada pela Microsoft Research, na TechFest 2013 em Redmond, Washington nos EUA. Esta funcionalidade permite digitalizar objetos reais e recriá-los, automaticamente, em modelos virtuais 3D para videojogos (por exemplo).

Esta tecnologia é exclusiva para o sensor de movimentos Kinect Windows, para infelicidade dos utilizadores do sensor Kinect para a Xbox.

De acordo com o blogue Kinect for Windows blog, a funcionalidade Kinect Fusion é capaz de ler e transferir “centenas de milhares de fotograma” de dado 3D, para “construir um mapa tridimensional, de objetos ou ambientes, altamente detalhado”. Shahram Izadi, investigador sénior da Microsoft Research Cambridge explica:

Normalmente, quando pensamos no sensor Kinect, pensamos num sensor estático, numa sala de estar. Mas com o Kinect Fusion, nos permitimos que o utilizador segurar a câmara, explore o seu espaço e digitalize rapidamente o mundo ao seu redor.”

O Kinect Fusion foi revelado por Kudo Tsunoda, diretor criativo da Microsoft Kinect Games, na E3 2010 com o objetivo digitalizar brinquedos (ou outros objetos), como bonecos, carros, entre outros e “enviá-los” para o mundo virtual, a fim de serem integrados em videojogos. Contudo, até hoje não vimos nenhum jogo a tirar proveito deste recurso.

A Microsoft não deu qualquer explicação, relativamente à razão pela qual esta tecnologia tem vido a ser sido posta de parte, desde então. No entanto, este ano na TechFest 2013,como poderá ver no próximo vídeo, a funcionalidade Kinect Fusion parece ganhar novamente lugar na lista de prioridade da empresa.

Fonte: Kinect for Windows Blog
Via: ieee spectrum (vídeo)