Jato concetual Skreemr voar 5 vezes mais rápido que o Concorde

Jato concetual Skreemr voar 5 vezes mais rápido que o Concorde

10 de Novembro de 2015 0 Por Tiago

O jato Skreemr é uma aeronave concetual, capaz de atingir velocidades hipersónicas de Mach 10 (equivalente a 12.250 km/h), cinco vezes mais rápido que o popular Concorde e duas vezes mais rápido que a atual, mais rápida, proposta para passageiros.

Para ter uma noção da velocidade do Skreemr, este poderá voar de Nova York a Londres em apenas 30 minutos. Este conceito foi criado por Charles Bombardier, engenheiro e inventor canadense, que projetou o jato para descolar a partir de uma espécie de ferrovia.

Um método incomum para descolagem de aviões de passageiros, mas combinado com um design inovador de motor, permitindo aviões mais pequenos e leves, poderá levar a maiores velocidades.

Skreemer - 02

Bombardier propõe que o seu conceito utilize um sistema de lançamento magnético railgun, permitindo, ao Skreemr, alcançar a velocidade necessária para viajar a velocidades recorde.

Em vez de usar uma pista comum, para a descolagem, o Skreemr foi projetado para ganhar velocidade horizontalmente, numa espécie de ferrovia. Em seguida, o seu sistema de propulsão, a foguete, dar-lhe-á o impulso necessário para inflamar o seu motor scramjet.

Desta forma, seria possível atingir velocidades extremas antes mesmo da descolagem.

Skreemer - 03

Os Estados Unidos e a China já estão, atualmente, a desenvolver motores scramjet, ou “ramjets de combustão supersónica”. Estes motores coletam o oxigénio necessário, para combustão, a partir da atmosfera, através de entradas de ar na aeronave, em vez de um tanque de bordo.

Esta característica permite manter um menor tamanho e peso da aeronave.

O Skreemr foi projetado para transportar 75 passageiros, mas é ainda um conceito. Antes de se tornar uma realidade, este terá de superar uma série de testes e obstáculos, incluindo custos e resistência à temperatura.

Via: inhabitat
Créditos de imagens: Ray Mattison