Investigadores criam “pulmão” humano num microchip

Investigadores criam “pulmão” humano num microchip

29 de Junho de 2010 2 Por Tiago

Investigadores da Universidade de Harvard criaram com sucesso em laboratório, um “pulmão” perfeitamente funcional num chip. Este pulmão usa células e vasos sanguíneos humanos e um microchip. Esta tecnologia foi construída de modo a ser translúcido o que facilitar e muito a sua observação (bem mais do que nos pulmões humanos reais logicamente), tendo apenas o tamanho equivalente a uma borracha para lápis.

Foi utilizada uma micro estrutura de forma a recreia um o funcionamento de um pulmão humano, que futuramente deverá ser usado para testar novas vacinas contra vírus, e desta forma a substituir os animais nas experiencias.

Agora que foi demonstrada a eficácia desta tecnologia, os investigadores procuram aumentar a capacidade de trocas gasosas entre as células do pulmão e a corrente sanguínea. A equipe de Harvard espera produzir chips noutros órgãos, e ligá-los entre si, até o já operacional chip no coração. No próximo vídeo, poderá ver um dos investigadores de Harvard a explicar mais pormenorizadamente esta tecnologia.