Interruptor óptico ultrarrápido abre portas à Internet Quântica

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Por todo o mundo, investigadores têm vido a desvendar cada vez mais segredos acerca dos misteriosos qubits (bits quânticos).

Os grandes cérebros da ciência têm vindo a desenvolver computadores, discos rígidos e até mesmo refrigeradores quânticos.

Mas agora parece ter chegado a vez da Internet Quântica. Os investigadores da Universidade Northwestern encontraram uma forma de transferir um qubit fotónico, através de um cabo de fibra óptica, sem que este perdesse as suas características físicas.

O interruptor óptico, desenvolvido por este grupo de investigadores, poderá levar a comunicação quântica a outro nível, permitindo codificar múltiplos estados de um qubit, num único fotão.

Desta feita, será possível partilhar dados entre vários utilizadores (através de cabos de fibra óptica), a uma velocidade muito próxima, da velocidade da luz.

Este enorme passo na investigação, poderá permitir aos cientistas tirar partido do fantástico e poderoso mundo da mecânica quântica, para construir estruturas e dispositivos de rede, super-rápidos.

Fonte: Universidade Northwestern

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários