Internet Quântica o futuro da Web

Internet Quântica o futuro da Web

19 de Maio de 2010 1 Por Tiago

O futuro da computação, irá passar pela Óptica Quântica, essa é cada vez mais, uma certeza para os físicos do Instituto Max Planck, em Munique. Na passada sexta-feira, 14 de Maio, a equipe liderada por Gerhard Rempe, anunciou a criação de um transístor baseado num único átomo, o qual deram o nome de Transístor Óptico Quântico.

Transparência Electromagnética Induzida, é o nome da técnica de manipulação de luz, que consiste em um feixe de luz que controlo das propriedades de outro, da mesma forma que a tensão da porta, controla a corrente que passa através de um transístor. Pela primeira vez, que a transparência electromagnético é demonstrada através da medição de um único átomo.

Estes testes foram efectuados num átomo de rubídio para indicar o seu estado, bloqueando o feixe de luz numa direcção, e quando o laser o atinge num ângulo perpendicular, torna-o transparente, permitindo que o feixe luz passe. Desta forma torna o transístor quântico numa porta óptica.

O potencial desta tecnologia é enorme, o que poderá revolucionar tanto os computadores e restantes componentes electrónicos, com a própria internet e desta forma a próximas geração da internet poderá estar na Óptica Quântica. Mas os investigadores acreditam que tem um longo caminho a percorrer, até que esta tecnologia passe de uma ideia para a realidade.