Inteligência Artificial da Google desfia campeão em jogo de tabuleiro Go

Inteligência Artificial da Google desfia campeão em jogo de tabuleiro Go

9 de Março de 2016 0 Por Tiago

AlphaGo, a Inteligência Artificial (IA) DeepMind da Google, foi o primeiro sistema computadorizado a destronar um campeão europeu de Go, e agora prepara-se para jogar contra o campeão do mundo, o lendário Lee Se-Dol.

Para quem não conhece, Go é um jogo estratégico (de tabuleiro) que nasceu na China, jogado por duas pessoas, que posicionam pedras pretas e brancas, nas intercessões das linhas.

Apesar de ter um nível de complexidade baixo, o Go proporciona, aos jogadores mais dotados, um grau estratégico muito elevado. Sendo um jogo de formações perfeitas, não se podem fiar na sorte ou no acaso.

Go é um jogo altamente matemático, tal como o xadrez. No entanto, enquanto no xadrez são possíveis cerca de 20 variáveis diferentes por jogada, no Go são possíveis 200. Este numero exponencial cresce de tal forma, que num só jogo de Go existem mais jogadas possíveis do que átomos em todo o universo.

Lee é um dos melhores jogadores no mundo e segundo ele, espera ganhar 5-0 ou talvez 4-1 (na pior das hipóteses). O prémio é de 1 milhão de dólares, que se o AlphaGo ganhar será doado a instituições de caridade.

Esta batalha Homem versos Máquina começou hoje, no hotel Four Seasons em Seul na Coreia do Sul, por volta das 13:00 hora local (04:00 em Portugal). A primeira de cinco partidas planeadas, a realizar até dia 15 de março, sempre à mesma hora.

O jogo é transmitido ao vivo no YouTube, mas poderá ver a transmissão aqui no nosso site, a baixo. Espera-se que o jogo dure umas 4 a 5 horas, e se não conseguir ver de inicio, poderá ver a fase final do jogo durante as primeiras horas da manhã.

Veja ainda os vídeos que descrevem o funcionamento e desenvolvimento do AlphaGo e a vitória sobre tricampeão europeu Fan Hui.

Fonte: DeepMind (YouTube)
Cobertura: AlphaGo