
A Intel ainda não lanço, no mercado, os processadores Broadwell (de 14nm), fabricados com base na (atual) microarquitectura Haswell, mas já têm programado o início do fabrico da nova geração, com microarquitectura Skylake (de 14nm).
Esta confirmação chega-nos por parte do CEO da empresa, Brian Zrzanich, no decorrer de uma conferência com analistas e investidores.
Segundo Zrzanich a Intel irá iniciar o fabrico da geração Skylake em meados de 2015. Mantendo o ciclo de aperfeiçoamento, “Tick” “Tock”, da arquitetura.
Com o lançamento previsto para breve, os processadores Broadwell serão construídos através de um novo processo que permite reduzir a arquitetura atual (de 22nm) para apenas 14nm. Uma redução de aproximadamente 36%.
Esta nova arquitetura permite baixar os consumos de energia, tornando os novos processadores mais eficientes. Contudo, a microarquitectura Skylake, prevista para o ano que vem, virá aperfeiçoar, ainda mais, o funcionamento e eficiência das novas CPUs.
Apesar da escassa informação, são esperada algumas diferenças e melhorias interessantes, entre as gerações Broadwell e Skylake:
- Processadores de quatro núcleos, com arquitetura x64;
- Melhoria na área de processamento gráfico;
- Melhor suporte para memórias DD4 (tecnologia que se irá estriar na geração Broadwell).
Enquanto aguardamos pelos novos processadores Skylake, teremos cerca de um ano para testar a geração Broadwell e tirarmos as nossas próprias conclusões.
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista