Processadores Intel Skylake programados para meados de 2015

Processadores Intel Skylake programados para meados de 2015

22 de Abril de 2014 1 Por Tiago

A Intel ainda não lanço, no mercado, os processadores Broadwell (de 14nm), fabricados com base na (atual) microarquitectura Haswell, mas já têm programado o início do fabrico da nova geração, com microarquitectura Skylake (de 14nm).

Esta confirmação chega-nos por parte do CEO da empresa, Brian Zrzanich, no decorrer de uma conferência com analistas e investidores.

Segundo Zrzanich a Intel irá iniciar o fabrico da geração Skylake em meados de 2015. Mantendo o ciclo de aperfeiçoamento, “Tick” “Tock”, da arquitetura.

Intel Skylake - 02

Com o lançamento previsto para breve, os processadores Broadwell serão construídos através de um novo processo que permite reduzir a arquitetura atual (de 22nm) para apenas 14nm. Uma redução de aproximadamente 36%.

Esta nova arquitetura permite baixar os consumos de energia, tornando os novos processadores mais eficientes. Contudo, a microarquitectura Skylake, prevista para o ano que vem, virá aperfeiçoar, ainda mais, o funcionamento e eficiência das novas CPUs.

Intel Skylake - 03

Apesar da escassa informação, são esperada algumas diferenças e melhorias interessantes, entre as gerações Broadwell e Skylake:

    • Processadores de quatro núcleos, com arquitetura x64;
    • Melhoria na área de processamento gráfico;
    • Melhor suporte para memórias DD4 (tecnologia que se irá estriar na geração Broadwell).

Enquanto aguardamos pelos novos processadores Skylake, teremos cerca de um ano para testar a geração Broadwell e tirarmos as nossas próprias conclusões.