Intel revela pormenores da próxima geração de processadores

Intel revela pormenores da próxima geração de processadores

14 de Setembro de 2010 3 Por Tiago

Foi no Intel Developer Forum, que foram apresentados os diversos novos recursos e melhorias, da sua próxima segunda geração de processadores da família Intel Core para PCs Desktop e Laptop e Servidores.

“Sandy Bridge” é o nome de código dos novos chips e serão baseados numa “visivelmente inteligente” microarquitectura, com um processador gráfico integrado. O novo chip é produzido nas fábricas da empresa, com recurso à tecnologia de ponta apropriada para a produção de chips a 32 nanómetros (1nm é igual ao bilionésimo de 1 metro), processo este que engloba a segunda geração de transístores high-k metal gate.

Visibly Smart é a nova tecnologia de processamento gráfico da Intel, o novo processador gráfico da Intel, oferece recursos visuais avançados para: HD vídeo, 3-D, jogos, multitarefas, multimédia e navegação online.

Segundo Dadi Perlmutter, vice-presidente executivo e gerente geral da Intel Architecture Group, “a nossa próxima segunda geração da família Intel Core, representa o maior avanço na capacidade e performance computacional, que qualquer outra geração anterior conseguiu.”

A nova gama de processadores Intel Core incluem ainda a mais recente arquitectura em “anel”, permitindo que o processador gráfico built-in (integrado do chip) compartilhe recursos (tais como a cache ou reservatório de memória), com o núcleo do processador. Deste modo, é possível aumentar o poder de computação e desempenho gráfico, mantendo a eficiência energética.

A próxima geração de Notebooks e PCs equipados com os novos processadores Sandy Bridge na Intel deverão estar disponíveis no início do próximo ano.

Fonte: engadget.com