Intel irá produzir transístores 3D para todas as suas CPUs futuras

Intel irá produzir transístores 3D para todas as suas CPUs futuras

4 de Maio de 2011 2 Por Tiago

A Intel acaba de anunciar a sua mais recente invenção, um transístor “Tri-Gate” 3D. Ao que parece o 3D não se aplica apenas à sétima arte, e até os componentes físicos com os transístores poderão ter uma configuração tridimensional.

Segundo a Intel, estes transístores irão usar 50 porcento menos energia, conduzirá mais corrente e será 37 porcento mais rápido do que os transístores comuns (2D).

Tudo isto se deve às aletas verticais de silício, que apesar de serem energeticamente mais económicas, irão adiciona um custo entre 2 a 3 porcento superior por cada Wafer de silício construída.

A Intel revelou ainda, que os transístores de porta tripla, chegarão com as CPUs da geração Ivy Bridge de 22nm. O início da produção em massa destes novos processadores, está planeada já para o segundo semestre deste ano. Planeado está também, um chip de 14nm para 2013 e um de 10nm para 2015.

Pelo que parece, os transístores 3D não se irão ficar apenas por uma ou outra gama de processadores. Em resposta aos jornalistas, a empresa disse ainda, “vamos estender por toda a gama da nossa linha de produtos”, o que incluirá também dispositivos móveis.

De seguida, três vídeos acerca da nova Tri-Gate 3D da Intel e a respetiva conferência de impressa.

Fonte: Intel