Intel Larrabee CPU e GPU no mesmo chip

Intel Larrabee CPU e GPU no mesmo chip

23 de Março de 2010 0 Por Tiago

A Intel tirou da gaveta o projecto Larrabee, que até agora mantinha adiado, indeterminadamente. Este projecto consiste em integrar um processador e um GPU no mesmo chip. A Intel pretende lançar o conceito APU, para que este seja integrado em máquinas de forma, a ser possível dispensar as placas gráficas.

Larrabee pode ser considerado um híbrido, entre um CPU multi-core e um GPU. Como GPU Larrabee terá suporte tradicional rastreio gráfico 3D (Direct3D e OpenGL) para os jogos. No entanto, o híbrido Larrabee da CPU e GPU características deverá ser adequado à finalidade geral GPU (GPGPU) ou tarefas de processamento de fluxo. Por exemplo, o Larrabee pode executar Ray Tracing (traçado de raios) ou de transformação física, em tempo real para jogos ou off-line para a investigação científica como componente de um super computador.

Segundo uma suposta fonte de dentro da Intel, já existe um plano de produção e até um mapa de lançamento. O informador, dá conta ainda que a Intel não se sente minimamente pressionada nem ameaçada por uma eventual concorrência, porque afirma não existir concorrente à altura.

Fonte: adrenaline.com.br