Como instalar o WordPress localmente no PC
Este tutorial vai explicar como instalar WordPress no seu PC (Windows), para que possa experimentar e familiarizar-se tranquilamente com a plataforma.
Instalar o WordPress no computador de casa, serve (habitualmente) para testar a compatibilidade entre plugins, experimentar novos temas, diferente widgets, entre outros, sem ter de mexer no seu site online.
Para começar irá ter de instala um software PHP mySQL no seu computador. Poderá optar por vários entre eles o PHPTriad, Xmapp e EasyPHP. Neste caso vamos usar o EasyPHP para o Windows.
Instalar Easy PHP
- Fazer o download do software [Descarregamento não encontrado] e instale-o no seu PC. Depois de instalado, poderemos então começar,
- Verificar se o ícone do EasyPHP se encontra no canto inferior direito junto ao relógio,
Transferir WordPress
- Fazer o download da ultima versão do WordPress em [Descarregamento não encontrado], [Descarregamento não encontrado] e ou na versão original em [Descarregamento não encontrado].
- Descompactar o ficheiro WordPress para dentro da pasta “C:\Programas\EasyPHP\WWW” (se instalou o EasyPHP noutra partição ou pasta altere o destino na descompactação),
Depois de o WordPress está na pasta de raiz (WWW), poderemos passar à criação da base de dados.
Criar base de dados
- Para tal basta clicar com o botão do lado direito do rato, em cima do ícone do EasyPHP (que se encontra na bandeja do canto inferior direito ao lado do relógio), deslizar o curso até Configuration e clicar em PhpMyAdmin,
Depois de entrar na página phpMyAdmin poderá verificar que esta se encontra sem base de dados, por tanto teremos de a criar.
- Clicar em Databases e escrever o nome da base de dados dentro da caixa Create new databases, neste caso a nossa base de dados irá chamar-se wordpress. De seguida, clicar em Create,
- Fechar a janela,
- Clicar novamente no botão do lado direito do rato em cima do ícone EasyPHP na bandeja (que se encontra no canto inferior direito ao lado do relógio) e de seguida clicar em Localhost,

- Dentro da página Localhost, clicar na base de dados wordpress, que acabamos de criar,
Instalar WordPress
- Clicar em Create a Configuration File (Criar Ficheiro de Configuração),
- Clicar em Let’s go!
- Preencha os dados de acordo com a imagem (acima).
- Nome da Base de Dados – wordpress
- Nome de Utilizador – root
- Servidor de Base de Dados – localhost
As restantes opções deixe em branco,
- Clicar em Instalar o WordPress,
Agora deverá preencher a informação necessária com o Título do site, Nome de utilizador, Password e Email. Estes dados poderão ser alterados posteriormente.
- Clicar em Instala WordPress
Iniciar Sessão
- Clicar em Iniciar sessão
- Preencher os dados para iniciar a sessão e já está.
Guarde o link de acesso ao site (local) e já agora o link de acesso ao painel do WordPress, nos favoritos para mais fácil acesso.
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista