Como impulsionar os seus negócios através da tecnologia

Como impulsionar os seus negócios através da tecnologia

4 de Julho de 2017 0 Por Tiago

Ouvir mais o cliente, ampliar o relacionamento com as diversas áreas e fornecer novas tecnologias que podem ajudar no processo de transformação digital das empresas, é o principal intuito das novas tecnologias aplicadas aos negócios.

É importante ter em conta que essa mudança que temos sentido ao longo dos últimos anos é irreversível porque o profissional de TI está cada vez mais envolvido com a área de negócios.

Muitas vezes, é o mesmo que define a implementação de novas tecnologias em conjunto com o responsável, que acaba eventualmente por beneficiar de ter uma equipa formada em tecnologia para o ajudar no desenvolvimento do negócio.

É importante salientar que a equipa de TI funciona em muitos casos em parceria com a equipa de marketing de forma a que possam entreajudar-se em diversos aspetos da implementação das tecnologias (como a criar um site, criar logotipo, criar campanhas…).

A transformação digital no Brasil

No Brasil, a transformação digital começou a entrar na lista de prioridades empresariais.  Mesmo aqueles que não têm ainda um projeto estruturado, já estão pensando em investir em tecnologias de forma a aumentar as taxas de eficiência e tornar-se mais competitivos em um mercado cada vez mais dinâmico.

Embora o CIO (diretor de informática) tenha um grande potencial para se tornar um dos principais responsáveis na análise de dados digitais, a verdade é que esta função tem alguns desafios que devem ser superados (nomeadamente a interligação com o departamento de marketing)

Segundo diversos estudos, cerca de 80% dos CEO’s têm modelos de negócios digitais, no entanto, dos mesmos apenas 70% deles têm um líder digital e, destes, apenas 20% deles são CIO’s.

De forma a acompanhar a transformação digital é necessário envolver todos os profissionais da empresa e prepará-los para desempenhar novos papéis a curto e médio prazo.

Transição para a indústria 4.0 – a era digital

Tenha sempre em conta que a era digital chegou e a mesma leva-nos a uma nova posição: mais inovação, mais agilidade e menos resistência à mudança. Acredite que a grande maioria dos profissionais dos dias de hoje defendem o mesmo modelo porque eles já sabem as respostas dadas aos mesmos problemas (ou seja, aprenderam com a sua própria experiência).

Na era digital, temos de transcender este ponto de vista, mostrando na prática que a inovação é essencial para avançar com os novos processos e trazer resultados eficazes.

No futuro próximo o CEO e o CIO certamente vão trabalhar em conjunto para promover ruturas importantes nesta transição para a Indústria 4.0.

Como é óbvio vão ser necessários ajustes, mas estamos confiantes de que a Tecnologia da Informação ou Tecnologia de Negócios será uma ferramenta valiosa para a transformação digital.

Se faz parte do grupo novos empreendedores que pretende começar o seu negócio e apostar nas novas tecnologias como forma de diferenciação, pode começar já a criar logotipo grátis e preparar o seu negócio para que o mesmo tenha o máximo de sucesso possível.

Autor: Shopify elos perdidos :(