Impressora 3D conceptual conseguirá imprimir uma casa em 24 horas

Impressora 3D conceptual conseguirá imprimir uma casa em 24 horas

17 de Janeiro de 2014 1 Por Tiago

De acordo com a Organização da Nações Unidas, estima-se que em 2050 haverá 9.2mil milhões de seres humanos na Terra. Para abrigar estes 2.2 mil milhões de novos residentes, teremos de encontrar outras formas de construção rápida, de novas habitações.

A solução para este enorme crescimento da população terrestre e a consequente necessidade de construir novos lares poderá estar numa nova técnica de construção/impressão 3D. Esta técnica está a ser desenvolvida por Behrokh Khoshnevis, um professor de engenharia da Universidade do Sul da Califórnia (USC).

O conceito baseia-se na tecnologia de impressão 3D, e, segundo o seu criador, é capaz de imprimir uma casa, com mais de 230 metros quadrados, em apenas 24 horas.

Esta impressora é composta por dois braços telescópicos (estilo grua) e uma viga mestre, que alberga uma cabeça de impressão. Com a cabeça de impressão é possível imprimir cimento de secagem super-rápida. Segundo o professor Khoshnevis, a impressora 3D será capaz de construir uma casa de dois andares em menos de um dia.

Impressora 3D - construção casa - 02

Contudo, apesar das suas capacidades, a impressora não será capaz de construir uma casa, na sua totalidade. Pessoas especializadas terão de prepara o espaço onde a impressora irá ser instalada, bem como as próprias fundações do edifício, janelas, teto em metal (entre os andares) e restantes acabamentos.

O interesse na utilização de impressoras 3D, como ferramenta de construção, não é novo. A própria NASA pretende integrar esta tecnologia na construção de naves espaciais gigantescas, e até se fala na utilização das impressoras, para a construção de uma base lunar (construída na própria Lua).

Aparentemente, as impressoras 3D terão um papel cada vez mais ativo e importante nas nossas vidas. Desde a impressão de objetos, comida, órgãos (para transplantar), casas e até uma base na Lua, tudo poderá ser construído ou criado, através desta tecnologia, num futuro próximo.

Fique com os próximos vídeos e veja como tudo funciona.

Fonte: Contour Crafting