Impressora 3D Form 2, mais futurista e simples de usar

Impressora 3D Form 2, mais futurista e simples de usar

24 de Setembro de 2015 0 Por Tiago

O futuro das impressoras 3D passa pela integração da tecnologia de estereolitografia em conjunto com resina e lasers. Pelo menos, é o que a Formlabs acreditava quando criou a impressora 3D Form 1, e agora que lançou a sua segunda versão.

Form 2 é, em quase todos os sentidos, melhor que a original. É cerca de 40% maior, o laser é mais potente, para impressões de alta qualidade, e tem um novo sistema de limpeza (tipo para-brisas) para que a resina plástica não endureça.

Estes são alguns dos melhoramentos. Mas os mais importantes, aqueles que tornam esta nova versão realmente utilizável (em relação à versão anterior), simplificando a sua utilização, são: um cartucho de impressão idêntico ao das tradicionais impressoras 2D e um touchscreen capacitivo, incorporado na frente da impressora, para poder ver o progresso da impressão.

No que toca a software, a Formlabs melhorou o seu PreForm (software da impressora) para tornar a impressão mais ao estilo “um clique para imprimir”. Outra vantagem é o facto da Form 2 dispensar a utilização de cartões SD, tendo em conta que dispõe da tecnologia WiFi, permitindo imprimir à distância.

O único senão é mesmo o preço. Tentas atualizações e extras na embalagem, tornaram a Form 2 num brinquedo do futuro, fácil de utilizar, mas ao mesmo tempo caro. Os mais interessados poderão adquirir este modelo pelo preço de 3.500 dólares (cerca de 3.134 euros, à taxa atual).

Fique com o seguinte vídeo, descritivo da impresso 3D Form 2 da Formlabs.