Impressora 3D CLIP imprime 100 vezes mais rápido que as atuais

Impressora 3D CLIP imprime 100 vezes mais rápido que as atuais

18 de Março de 2015 0 Por Tiago

Desde o primeiro momento que chegaram ao mercado, as impressoras 3D mostraram-se uma das tecnologias mais úteis e com mais potencial deste século.

No entanto, não podemos dizer que as atuais impressoras são realmente 3D. Na realidade, estas imprimem uma serie de camadas 2D, umas em cima das outras, em vez de formar um único objeto contíguo.

É aqui que entra a Carbon3D. Através de uma técnica de impressão 3D diferente da comum, com interface liquida continua, será possível crias objetos 3D contíguos, através do “bombardeamento” de uma piscina de resina, com luz (que endurece a resina) e oxigénio (que mantem a resina liquida).

Carbon3D Clip - como funciona

Recorrendo a este processo, o utilizador não terá de criar objetos camada por camada, nem sequer preocupar-se com a eliminação das costuras. Além disso, é possível imprimir objetos 25 a 100 vezes mais rápido que o habitual, terminando em minutos o que até agora demorava horas.

Mas a rapidez não é única vantagem desta tecnologia. Impressões mais suaves e fortes adequam-se melhor ao mundo real, como implante médicos sem irritações, por exemplo.

Carbon3D Clip - tipo de impressão

O potencial impacto da impressora CLIP é enorme, permitindo ao utilizador criar objetos 3D de alta qualidade e precisão, em casa. Apesar de a Carbon3D não revelar datas de lançamento nem preços, aguarda-se a chegue ao mercado em breve.

Fique com o vídeo de demonstração desta tecnologia.

FONTE: Carbon3D