Impressão 3D ajuda cegos a “ver” arte

Impressão 3D ajuda cegos a “ver” arte

10 de Novembro de 2015 0 Por Catarina

A empresa 3DPhotoWorks (com sede em Nova Iorque) em parceria com a Federação Nacional dos Cegos, pretende tornar a arte acessível aos cegos, utilizando para isso um processo de impressão 3D que transforma pinturas, desenhos e fotografias em arte tátil.

O processo foi inspirado pelo trabalho sobre neuro plasticidade, desenvolvido pelo Dr. Paul Bach-y-Rita (neurocientista da Universidade de Wisconsin-Madison), que afirma que o cérebro humano é capaz de processar a informação tátil recebida, como se tivesse sido obtida por visualização, e criar uma imagem mental tal como uma pessoa com visão normal.

Após sete anos de desenvolvimento do Processo Tátil de Impressão 3D de Arte, mais dois anos de investigação e testes com voluntários invisuais, este é capaz de transformar arte com dimensões como 60×120 polegadas.

Segundo o Cofundador da 3DPhotoWorks John Olson:

“O nosso objetivo é fazer com que a melhor arte e melhor fotografia do mundo estejam disponíveis para pessoas cegas em cada museu, cada centro de ciência e cada instituição cultural, pela primeira vez neste país [os EUA] e, em seguida, para além”.

A experiência vai incluir ainda sensores transpostos para as impressões que reagem ao toque, emitindo áudio com informações do que está a ser mostrado naquela parte da pintura.

A empresa lançou uma campanha Kickstarter com o objetivo de angariar US $ 500.000 até 9 de dezembro. Se a meta for cumprida, os fundos serão utilizados para o crescimento de recursos de pessoal, tecnologia e produção da empresa.

Fonte: 3DPhotoWorks
Via: Kickstarter