Imagens da Gigante Radeon HD 6990 com 30 cm de tamanho

Imagens da Gigante Radeon HD 6990 com 30 cm de tamanho

27 de Janeiro de 2011 1 Por Tiago

Imagens da nova AMD Radeon HD 6990, na showcase Asia Pacific Fusion Tech Day, em Singapura.

Segundo o site japonês 2Gamer, a HD 6990 terá uns respeitáveis 30 centímetros de tamanho e chegará ao mercado, munida de duas GPU, integradas no mesmo PCB. Esta monstruosa placa-gráfica dual-GPU, será a jóia será a “jóia da coroa” da AMD, para este ano.

A HD 6990 promete ser grande em desempenho (avaliando pelas características de topo desta placa dual-GPU) e também em tamanho. Se fizer intenções de comprar uma destas, terá de ter em conta os seus imensos 30 centímetros. Com estas dimensões, não irá ser fácil encaixa-la numa torre comum.

Construída a partir da arquitectura Cayman, com 3072 núcleos shaders, e 4GB de RAM, a 6990 pretende fazer moça no mercado das gráficas de topo. Pelo menos até que a Nvidia contra-ataque com a (hipotética) GTX 590 dual-GPU.

Pelo que podemos depreender de uma rápida analisar das imagens, a HD 6990 terá 1 saída DVI, 4 mini DisplayPort, conexão CrossFire e 2 entradas para cabos de alimentação de 8 pinos. Como é possível ver, a placa dispõe de apenas uma ventoinha no centro do PCB. Esta característica, suscita (no mínimo) alguma admiração, visto que terá de ser capaz de refrigerar duas GPUs em simultâneo.

A AMD Radeon HD 6990, deverá estar disponível para venda no final do primeiro trimestre do presente ano. Dando algum tempo, para que possa pensar em comprar uma nova torre (maior de preferência).

Fonte: 4Gamer.net