Iluminação OLED

Iluminação OLED

2 de Março de 2010 2 Por Tiago

Há pouco mais de uma semana, publiquei um post a falar dos futuros Televisores OLED. Os benefícios e ganhos em relação às anteriores tecnologias. Mas esta tecnologia promete muito mais do que apenas televisores de elevado desempenho e baixos consumos.

Na tentativa de criar uma fonte de luz totalmente inovadora, cientistas apostam na iluminação OLED. Apesar de ser ainda bastante recente, e estar em fase de desenvolvimento, esta promissora tecnologia, pode de facto revolucionar o mercado das iluminações.

Consumos bastante reduzidos, não emissão calor, possibilidade de integração em materiais flexíveis ou vidro, transparente quando se encontra desligado e completamente opaco em funcionamento e custos extremamente reduzidos, quando estes se produzirem em massa. Esta são algumas das vantagens previstas desta inovadora forma de iluminação.

Neste momento esta tecnologia é, ainda, pouco fiável no que diz respeito à durabilidade e pouco eficiente, mas os cientistas das mais variadas empresas, que têm apostado no desenvolvimento deste tipo de iluminação, acreditam que estes painéis OLED rapidamente atingirão a durabilidade dos LED, e uma eficiência duas vezes maior que as lâmpadas fluorescentes compactas e oito vezes maior que as lâmpadas incandescentes.

As iluminações OLED puderam, também, emitir luz de diferentes cores, uma particularidade bastante interessante.
As possibilidades de integração desta tecnologia seriam inúmeras. Começando pelos vidros das janelas, por exemplo, que seriam transparentes, mas quando ligadas seriam também uma fonte de luz. Placas de iluminação do tamanho de uma parede ou tecto, mesas iluminadas, prateleiras e o chão. Ou seja, uma lista infindável de aplicações possíveis.

A possibilidade de implementar esta tecnologia em carros, já é uma realidade, como podemos ver neste vídeo. Edag é um carro com tecnologia LED na carroçaria, onde até avisos para o condutor do carro que vai atrás, não foram esquecidos.