Illustris: a simulação mais realista de todo o Universo

Illustris: a simulação mais realista de todo o Universo

9 de Maio de 2014 1 Por Tiago

Existem cálculos, que nunca iríamos conseguir terminar, usando apenas papel e caneta. Pelo menos, não no período de vida (normal) de um ser humano. Os supercomputadores vieram facilitar essa questão, permitindo simular todo o tipo de coisas, por mais complexas que sejam, em períodos de tempo relativamente reduzidos.

Tendo em conta que o Universo é imensuravelmente grande, um grupo de cientistas criou um modelo virtual, intitulado de Illustris, com tudo que sabemos a respeito do Cosmos. Segundo os cientistas, o que levaria cerca de 2.000 anos a simular num computador comum, com um supercomputador levou “apenas” três meses.

Os resultados da simulação revelaram-se extremamente satisfatórios, estando conformidade com anteriores observações de eventos reais. Incluindo, o que sabemos acerca do alinhamento entre galáxias, até à forma como a rede cósmica de matéria escura conecta todas elas.

Toda a simulação foi conseguida, graças aos nossos conhecimentos sobre a composição do Universo. Desde a matéria comum, matéria escura à estranha energia escura que desempenha um papel fulcral na expansão do Cosmos.

A simulação Illustris abrange cerca de 350 milhões de anos-luz de Universo e integra mais de 40.000 galáxias. A Illustris mostra-nos uma série de explosões cósmicas, ao longo de 13 mil milhões de anos, que eventualmente formaram as galáxias.

Esta não é a primeira simulação do género, no entanto, esta é a maior e mais detalhada simulação do Universo, alguma vez criada pelo Homem, permitindo-nos ver cada galáxia individualmente, e sua evolução, ao longo dos tempos.

Baseada nos conhecimentos que hoje dispomos sobre o Universo, em geral, esta simulação dá-nos a capacidade de voltar a traz no tempo, poucos milésimos após o Big Bang, e obter uma experiência visual de como este se expandiu e como se desenvolveram as galáxias.

A Illustris permite ainda fazer zoom e estudar, individualmente, cada detalhe ao longo de toda a existência do Universo. Com todas estas características a simulação já se revelou útil. Levando, desde já, a uma descoberta. De acordo com a simulação, as estrelas, em galáxias menores, formam-se mais cedo do que inicialmente se pensavas.

Com o tempo e muita investigação, o simulador Illustris irá desvendar mais mistérios escondidos nas profundezas do Universo. Embora esta simulação não seja perfeita, contendo “apenas” o que conhecemos, poderá ajudar os cientistas a compreender melhor, as leis que regem o Cosmos.

Fique com o seguinte vídeo e veja como funciona esta simulação.

Via: AAAS
Crédito de imagem: cfa.harvard.edu