IKAROS a vela espacial movida a energia solar

IKAROS a vela espacial movida a energia solar

28 de Abril de 2010 0 Por Tiago

IKAROS foi apresentado pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), ontem dia 27. Este projecto visa testar uma nova tecnologia solar, para avaliar o seu desempenho.

A Vela Solar funciona por meio da captação solar através da sua membrana, que se encontra coberta por uma fina pelicula de celulas. O que permite usar essa energia para a propulção e também para consumo interno dos componentes do satélite. Os motores de propulsão iónica  de alto impulso,  movidos pelas células solares, pode-se tornar híbridos, quando combinado com a aceleração de fotões. E desta forma tornar as missões mais eficientes e flexíveis.

IKAROS (Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation Of the Sun), ou qualquer coisa do género (Nave à vela interplanetária acelerada pela radiação do Sol). Esta nave será lançada juntamente com o Venus Climate Orbiter “Akatsuki”, usando um veículo de lançamento H-IIA. Segundo a JAXA, está previsto para lançamento do IKAROS, apartir do centro espacial de Tanegashima, no sul do Japão no dia 18 de maio.

Com cerca de 20 metros, de tamanho, medidos na diagonal, a enorme vela do IKAROS, é feita de resina de poliamida e tem 0.0075 milímetro de espessura. Além das células solares, a membrana também inclui um dispositivo de controlo de atitude e sensores de observação científica. A membrana do IKAROS foi criada segundo o princípio da força centrífuga mantendo o corpo em rotação, até este atingir a sua tensão final.

Fonte: JAXA.JP