Nova norma IEEE 802.22 com um raio de alcance Wi-Fi de 100 quilómetros

Nova norma IEEE 802.22 com um raio de alcance Wi-Fi de 100 quilómetros

31 de Julho de 2011 3 Por Tiago

O IEEE aprovou recentemente, a nova supernorma 802.22 com um incrível alcance Wi-Fi, muito superior ao das normas anteriores.

A partir de um único ponto de acesso, será possível obter um alcance de até 100 quilómetros de raio, cobrindo uma área de cerca de 31.080 quilómetros quadrados, como uma velocidade de até 22 Mbps.

A norma 802.22 irá transmitir um sinal, que varia entre os 54 os 698 MHz de potência, tirando partido das bandas VHF e UHF e preenchendo as frequências não utilizadas pelos canais de televisão. Contudo, tem-se discutido bastante, os termos de utilização destes novos “superdispositivos” Wi-Fi.

Os canais televisivos, tanto nos EUA como na EU, têm mostrado alguma relutância relativamente a este tema, alegando a possibilidade de existirem interferências na transferência de dados, nas bandas TV.

Apesar de não ser esperada uma utilização tão abrangente desta nova tecnologia, o IEEE além de assegurar o total funcionamento da nova norma 802.22, acredita ainda que esta tecnologia irá fazer chegar a Internet as população que vivem em áreas mais remotas e de difícil acesso, através de uma cobertura Wi-Fi municipal.

Com a integração desta nova norma, as operadoras que fornecem acesso à Internet, poderão implementar um sistema Wi-Fi IEEE 802.22 de forma a cobrir todo o território nacional.

A implementação de um acesso à Internet unitário e sem fios traria vantagens óbvias para o consumidor (principalmente aqueles que vivem em zonas rurais), mas também para as operadoras, eliminando gasto adicionas com as instalações (em casa e na rua), equipamentos DSL (modems ou modem routers) e as suas consequentes manutenções.