IBM reclama processador mais rápido do mundo a 5,2GHz

IBM reclama processador mais rápido do mundo a 5,2GHz

6 de Setembro de 2010 3 Por Tiago

Não foi há muito tempo que, que um processador com 1.4 GHz de velocidade de relógio, foi considerado o chip (sem overclock) mais rápido do mundo. Recentemente a IBM lançou um novo processador o z196, com um clock (de fabrica) de 5,2 GHz. Para o qual, reclama o titulo de processador mais rápido do mundo.

É verdade que esta velocidade já foi atingida e ultrapassada anteriormente, com recurso a overclocks, aos mais recentes chips actualmente no mercado. Mas para atingir tais resultados, foram utilizados sistemas de refrigeração extremos, com é o caso do nitrogénio. De forma a não fritar o chip. O z196 utiliza apenas um sistema de refrigeração sofisticado, que permite atingir esta velocidade de relógio.

Construído com recurso à tecnologia de 45 nanómetro, este é um chip de 4 núcleos com 1,4 biliões de transístores, com capacidade de lidar com 50 biliões de instruções por segundo. Apesar de a IBM reclamar o título de processador mais rápido do mundo, actualmente, a concorrência já se começa a apertar. Segundo a Fujitsu, o seu CPU Venus irá ser capaz de executar 128 biliões de cálculos por segundo.