Pequena aeronave hexacóptero para vigiar as suas plantações

Pequena aeronave hexacóptero para vigiar as suas plantações

11 de Maio de 2011 1 Por Tiago

Com quatro rotores é bom, com seis é com certeza melhor. Este deve ter sido o pensamento dos investigadores da Universidade Oregon State, quando construíram este hexacóptero.

Apetrechado com o último grito da tecnologia, esta pequena aeronave com seis rotores poderá ser controlada remotamente (RC), a fim de cumprir a árdua tarefa de captar imagens e análises detalhadas, acerca das suas plantações.

Esta tecnologia pretende proporcionar aos agricultores, um registo mais abrangente e assertivo, do que os habituais errantes registos manuais.

Através do software de análise de imagens, será possível automatizar todo o processo. A adição de outros sensores como os infravermelhos, serão usados para detetar problemas de irrigação, identificar árvores doentes e estimar o rendimento das culturas.

O hexacóptero foi construído para subir mais de 25 metros, manter-se no ar durante cerca de 40 minutos e transporta 2,26 kg de material fotográfico. Cada um destes brinquedos irá custar 10.000 dólares (cerca de 7000 euros).

Pode parecer um pouco caro, mas os benefícios serão claramente maiores, na análise das colheitas agrícolas. Não estará obviamente, ao alcance de todos (muito menos em tempo de crise), mas as empresas com maiores possibilidades poderão tirar proveito desta tecnologia.