O helicóptero mais rápido do mundo

O helicóptero mais rápido do mundo

17 de Setembro de 2010 2 Por Tiago

Sikorsky apresentou recentemente o seu último helicóptero X2 e reclama o titulo de helicóptero mais rápido do mundo, com uma velocidade de 435km/h. Destronando o record oficial de 400Km/h fixados pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI), em 1986.

Fundada em 1925, a Sikorsky está sediada em Stratford, Connecticut nos Estados Unidos, é uma das mais conceituadas e lendárias empresas de aeronaves do mundo. Recentemente o engenheiro Thomas Lawrence e o aposentado Davis Jenney da Sikorsky Aircraft, detalharam a forma como o seu mais recente helicóptero de alta velocidade foi projectado.

Os testes de voos realizados pelos engenheiros da Sikorsky demonstram que o X2 obteve uma velocidade máxima progressivamente maior, superando os 435km/h atingidos em Agosto. Anteontem dia 15 de Setembro, em voo de teste, o X2 fixou atingiu uma nova velocidade máxima de 463km/h. Segundo Lawrence, a velocidade é limitada apenas pela capacidade dos motores da aeronave, nada tem a ver com a capacidade de carga total de helicóptero ou por vibrações, um problema que tem atormentado as anteriores tentativas de construção deste tipo de aeronaves.

A prova de que X2 é capaz de atingir velocidades ainda maiores, foi quando o piloto de testes fez um mergulho picado e chegou a 481 km / h. A fase de teste ainda não foi dada como terminada. Portanto, e segundo Thomas, é possível que o X2 consiga atingir velocidades de voo superiores.