Helicóptero com pernas robóticas promete facilitar aterragens

Helicóptero com pernas robóticas promete facilitar aterragens

22 de Setembro de 2015 0 Por Tiago

A DARPA está a desenvolver o helicóptero do futuro, com pernas (como um inseto) robóticas, para aterrar em terrenos irregulares, como uma encosta íngreme ou o convés oscilante de um barco em alto-mar.

Aterrar em superfícies irregulares é algo que os helicópteros de hoje, simplesmente, não estão preparados para fazer. Contudo, o departamento de defesa dos Estados Unidos, Defense Advanced Projects Agency (mais conhecido por DARPA), esta a desenvolver um trem de aterragem, para equipar estas aeronaves, permitindo-lhes aterrar em qualquer lugar.

O trem de aterragem está a ser desenvolvido no instituto Georgia Institute of Technology e possui quatro pernas robóticas, com “joelhos” dobráveis, que transformarão um comum helicóptero num inseto mecânico gigante.

Assim que o helicóptero toca no chão, as pernas robóticas movem-se automaticamente para nivelar e estabilizar a aeronave. Como poderão ver no vídeo de simulação e demonstração de voo, realizado pela DARPA no campus da Georgia Tech, em Atlanta.

De acordo com um comunicado de Ashish Bagai, gestor do programa da DARPA:

O equipamento, montado num helicóptero não modificado de outra forma e não tripulado, demonstrou, com sucesso, a capacidade de aterrar e descolar a partir de um terreno que seria impossível operar, com o trem de aterragem normal.

Este trem dispõe de um conjunto de sensores de contacto, sensíveis à força, integrados em cada um dos pés, permitindo que pernas robóticas determinem o ângulo preciso a assumir e impedindo que o helicóptero tombe.

Os trens de aterragem comuns, com rodas retráteis ou patins fixos, não funcionam bem em terrenos irregulares. Como saliências rochosas, desníveis, entre outos. Terrenos estes, que se verificam em áreas de desastre (por exemplo), onde pode não haver quaisquer superfícies planas, dificultando operações de intervenção ou resgate.

Além de facilitar a aterragem, de acordo com a DARPA, as pernas articuladas reduzem significativamente os danos infringidos nos helicópteros. Resultado de “aterragens difíceis”.

A agência afirma ainda que estes melhoramentos podem “incrementar significativamente” a eficácia dos helicópteros utilizados, tanto para fins militares como não-militares. Fique como o vídeo seguinte e veja como operam estas pernas robóticas.

Via: Discovery News