Gerador de energias renováveis inovador, para as estradas

Gerador de energias renováveis inovador, para as estradas

18 de Julho de 2010 2 Por Tiago

A luta por um planeta mais limpo, esta cada vez mais em voga nos dia que correm. E um dos principais poluidores ambientais são os nossos estimados veículos de transporte. Mas futuramente, estes poderão tornar-se úteis para a sociedade devido a um dispositivo criado por dois investigadores.

Esta invenção chamada Powertread, foi criada pelos investigadores Justin Robertson e Brett Kemp e futuramente poderá tornar-se mais uma fonte de energia limpa e renovável. Constituída por uma série de tubos preenchido com água, quando lhes é aplicada uma força (como por exemplo as rodas de um carro passando por cima dos tubos), o seu conteúdo líquido é forçado a passar através de uma turbina, para desta forma gerar electricidade.

Quando um carro passa por cima de um destes dispositivos, é capaz de gerar 580 watts de electricidade a 36 amperes. Pode não parecer muito, mais os cientistas estimaram que se 4000 carros passassem por cima de 6 destas unidade geradoras de electricidade irão produzir 408 quilowatts, o que chegaria para alimentar 18 casa por dia. Então imagine a quantidade de energia que centenas ou mesmo milhares destas unidades espalhadas pelas estradas poderia gerar através do trafego de milhões de veículos diários a passar constantemente por cima do Powertread.

O governo de Singapura já forneceu subsídios para financiar este projecto e há dois centros comerciais que já se inscreveram para compra os resultados. Quem sabe se um dia não iremos ver esta tecnologia espalhada pelas nossas estradas.

Fonte: engadget.com
Video: 3news.co.nz