Nvidia Geforce Titan (GK110) com 2.880 núcleos CUDA para fevereiro?

Nvidia Geforce Titan (GK110) com 2.880 núcleos CUDA para fevereiro?

25 de Janeiro de 2013 1 Por Tiago

Antes de a gráfica GeForce GTX 680, da Nvidia, ter sido lançada, existiam rumores de que esta chegaria ao mercado munida de um novíssimo e poderoso chip GK110, construído com base na arquitetura Tesla. Contudo, devido a supostos problemas com o chip, a Nvidia preferiu optar pelo GK104 baseado na (atual) tecnologia Kepler.

Os rumores voltam à “carga” e desta vez levantam suspeitas de que a Nvidia poderá lançar, no final de Fevereiro  uma gráfica construída com base no tão aguardado chip gráfico GK110 (Tesla).

GeForce Titan será o nome da nova gráfica da Nvidia. Nome este, que advém do supercomputador Cray Titan, criado pela empresa especialmente para o Laboratório Nacional Oak Ridge nos EUA.

Segundo as especulações, a Titan irá fazer parte da nova geração de gráfica na empresa, baseadas nos chips Tesla, e poderá surgir no modelo GTX 780 Titan.

Nvidia Tesla K20

Desconhece-se se a gráfica terá 15 SMX ativos, com 2.880 núcleos CUDA, ou apena 14 SMX, com 2.680 núcleos CUDA (como no supercomputador Cray Titan). No entanto, espera-se que seja poderosa e com um desempenho equivalente a 85% da GTX 690 dual-core. O que não é nada mau tendo que tendo em conta que estamos a falar de uma single-core.

A GeForce Titan terá um preço estimado de US$ 899 (cerca de EU€ 674) e a confirmar a veracidade destes rumores, poderá ser lançada já no fim do próximo mês.

Fonte: Sweclockers.com