GeForce GTX 490 – um sonho tornado realidade

GeForce GTX 490 – um sonho tornado realidade

27 de Outubro de 2010 2 Por Tiago

Muitos fãs da Nvidia têm vindo a sonhar com o lançamento do modelo GeForce GTX 490. Esse sonho pode mesmo vir a tornar-se realidade, num futuro próximo. Ultimamente tem surgido na internet, algumas imagens de uma placa dual GPU, alegadamente, com base no chip GF104 (GTX460).

Confirmando-se estes rumores, estaremos perante uma nova placa dual GPU, que integra dois chips capazes. Duas GTX 460 em SLI, já deram provas de que conseguem igualar e muitas vezes ultrapassar, a dual-GPU Radeon HD 5970 da AMD.

Mas ao que parece, a Nvidia não tem interesse em oficializar esta nova GeForce GTX 490, com a desculpa de que as suas atenções estão única e exclusivamente viradas para a sua nova gama, as GeForce GTX 560/580. Assim, a nova solução dual-GPU deverá ser lançada no mercado com o nome de código GeForce GTX 460 X2 (quanto a mim a nomenclatura mais lógica para denominar esta unidade de processamento gráfico).

O 2 conectores de 8 pinos cada levem a energia até esta potente placa gráfica dual-GPU. De momento ainda não foram revelados, data de lançamento ou preço.