Gigantesco furacão em Saturno é 20 vezes maior que qualquer furacão terrestre

Gigantesco furacão em Saturno é 20 vezes maior que qualquer furacão terrestre

2 de Maio de 2013 2 Por Tiago

Furação em Saturno captado pela sonda Cassini

Imagine uma tempestade onde o olho do furação se estende por 2000 km de diâmetro, distância esta que é cerca de 20 maior que as maiores tempestades registadas na Terra, e onde a velocidade dos ventos atingem 530 km/h, quatro vezes a força de furação.

Assim são as tempestades em Saturno. Apesar da sua gigantesca dimensão, a tempestade anticiclónica persistente de Saturno é bastante semelhante as experienciadas cá na Terra.

A única diferença, é que este furação está preso ao Pólo Norte do planeta Saturno. E até agora, este fator não permitia aos cientistas, observar o evento com clareza. Mas graças à sonda Cassini, a tempestade que vem circulando o planeta desde 2004, foi finalmente observada.

No Pólo Norte de Saturno, a primavera demora cerca de cinco anos a chegar, e este foi o tempo que levou até que a sonda Cassini ser capaz de captar e transmitir imagens, deste superfuracão. Tendo em conta as imagens que se seguem, a espera valeu bem a pena.

Atualmente, o massivo furação está a ser objeto de estudo aprofundado, pelos cientistas. Estes querem perceber como estes sistemas climáticos ocorrem, especialmente em atmosferas como as de Saturno, onde a água é escassa. O principal fator para a formação de furacões na Terra.

Fonte: Space.com