FRIDA – robô desenhado para substituir o comum operário

FRIDA – robô desenhado para substituir o comum operário

13 de Abril de 2011 1 Por Tiago

A empresa ABB criou um novo robô, capaz de executar tarefas como um humano, podendo portanto vir a substitui-lo, em variadas tarefas.

Este “conceito” como a empresa lhe chama, na verdade não é um conceito, mas sim um produto acabado, que um dia poderá substituir milhares trabalhadores por todo mundo, especialmente chineses, das linhas de montagem dos gadgets.

O robô é extremamente ágil e com uma enorme amplitude de movimentos, equiparada à dos humanos. O fato de este ser ergonómicamente criado para ocupar o espaço de uma pessoa, de fácil montagem, prático transporte e necessitar o mínimo de requisitos possíveis para trabalhar, o substituto natural do humano.

Mas as “vantagens” não se ficam por aqui, além de poder ser programado para executar tarefas sempre ao mesmo ritmo e velocidade, o FRIDA não se cansa, não necessita de hora de almoço, nem pausas para fumar um cigarro, não se atrasa nas entregas, não recebe ordenado, nem faz descontos, não faz greves e muito menos exige férias.

Este é o trabalhador ideal para qualquer empresa. Nós, meros humanos poderemos desta forma ser descartados, para passar a contribuir para o (cada vez maior) aumento do desemprego.

A evolução é importante e extremamente necessária, mas neste mundo em que vivemos, o dinheiro e os postos de trabalho também.

Esperemos as empresas tenham tudo isso em conta, no momento de adquirir uma frota de robôs FRIDA, ou economia dos países colapsará de vez.