Fotografias revelam equipamento do programa lunar Soviético

Fotografias revelam equipamento do programa lunar Soviético

19 de Outubro de 2010 3 Por Tiago

A corrida ao espaço, provocou uma demanda pela tecnologia espacial entre as duas maiores potências da altura, os Estados Unidos e a União Soviética. Entre 1957 a 1975 (durante a Guerra Fria) é ainda considerada pela maioria do público, como um dos episódios mais marcantes e emocionantes da história da exploração espacial.

Colocar o primeiro cosmonauta (Yuri Alekseievitch Gagarin), em orbita em 12 de Abril de 1961, foi um dos muitos feitos conquistados pelo programa espacial Russo. Passados alguns anos (em Julho de 1969), a União Soviética acabaria por se afundar nas suas próprias ambições, quando os Estados Unidos colocaram o seu primeiro homem na Lua.

Após o feito Americano, a União Soviética, decidiu destruir ou desmantelar o modulo lunar, mas tal não parece ter acontecido. Apesar de parte do processo ainda ser secreto, recentemente um blog Russo conseguiu tirar várias de fotografias do aparelho, no Instituto de Aviação de Moscovo.

Infelizmente a União Soviética abdicou deste projecto logo após ter sido derrotada pelos EUA na corrida à lua. Se o programa lunar dos Russos tivesse seguido em frente, a experiencia obtida em todas as etapas da viagem, teria proporcionado um tremendo enriquecido científico e cultural. Uma enorme valia não só para Rússia, como para toda a humanidade em futuras missões espaciais.

Fonte: Russos.LiveJournal.com